6 de junho de 2012

20 semanas

Como não estarei aqui amanhã, vou adiantar a postagem das 20 semanas, let´s go!

O bebê está agora engordando e virou uma coisinha meio gosmenta -- uma substância oleosa chamada verniz caseoso ou vérnix cobre todo o corpo dele, a fim de proteger a pele da prolongada submersão no líquido amniótico. Alguns bebês chegam a nascer ainda cobertos por ele.

Ele mede agora cerca de 17 centímetros, do alto da cabeça até o bumbum, sem contar as pernas, que costumam ficar bem flexionadas.

 
A cada dia que passa, ele engole mais líquido amniótico, o que é um ótimo treino para o sistema digestivo antes da alimentação de verdade. Nestas semanas, o bebê também produz na minha barriga uma substância conhecida como mecônio (De cor negra ou verde bem escura, o mecônio é formado por células mortas, secreções do estômago e o líquido amniótico engolido. Ele se acumula nos intestinos e aparecerá depois na primeira fralda que você trocar, ou seja, é o primeiro totô dele rsrsrs)

O cuidado especial essa semana é para obter ferro suficiente na alimentação. O bebê precisa dele para produzir glóbulos vermelhos, entre outras coisas. Não esquecer de comer alimentos como carne vermelha magra, frango, peixe, lentilha e espinafre.


Beijos e até sexta com as novidades do encontro das barrigudinhas: Bruna, Camila, Pat e Lud!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba! Adoro quando você comenta!