18 de junho de 2012

Dormir na gravidez

Buon Giorno

Muito tempo sem postar, andei tendo uns desconfortos (enjôos, quem diria que eu iria vê-los de novo) mas vamos lá:

Tenho tido dificuldade para dormir, além do bebê estar acompanhado do Olodum na minha barriga (agora ele mexe muito durante a noite) me sinto às vezes com muita falta de ar e taquicardia.

O que fazer para dormir bem? A velha dica funciona: a melhor maneira de a mulher dormir tranquila é virada para o lado esquerdo.




segundo o especialista Fernando Leite, ginecologista do Hospital e Maternidade Pró Matre “Essa é a forma mais adequada porque o coração fica do lado esquerdo do corpo, enviando mais oxigênio e nutrientes para o bebê”

Dormir de barriga para cima ou virada para o lado direito pode bloquear o ar da gestante, e o sangue bombeará menos oxigênio para o corpo, incluindo o útero. “Essas maneiras deixam a criança incomodada e agitada porque não recebe tanto oxigênio”, diz. As posições não causarão problemas futuros para o bebê e para a mãe, apenas o desconforto momentâneo.




Para ter uma noite mais tranqüila, a mulher também pode usar um travesseiro no meio das pernas para aumentar o conforto. “Quando a gestante deitar de lado, ela pode ter dores na coluna. Com o travesseiro, ela não sentirá essa dor”, afirma Luis Fernando.

Se você por um acaso acabar virando de barriga para baixo durante a noite, o desconforto do peso do bebê pressionando a veia cava inferior será muito grande e fará você acordar.




Embora possam parecer atraentes quando estiver sentindo-se desesperada por uma noite de sono, remédios para dormir não são recomendados para mulheres grávidas. Em vez disso, as seguintes dicas somadas a melhor posição para dormir durante a gravidez vão seguramente melhorar suas chances de obter uma boa noite de sono:

• Cortar as bebidas cafeinadas como refrigerante, café e chá de sua dieta, tanto quanto possível. Restringir a ingestão de algum deles pela a manhã ou início da tarde.
• Evite beber uma grande quantidade de fluídos ou comer uma refeição completa antes de ir para a cama à noite. (Mas tenha certeza de ter abundância de nutrientes e líquidos durante o dia.) Algumas mulheres acham útil comer mais no café da manhã e almoço e menos no jantar. Se as náuseas estiverem incomodando você pode querer comer uns biscoitos antes de ir para a cama.
• Tenha uma rotina de ir para a cama e acordar, na mesma hora todos os dias.
• Evite exercícios rigorosos antes de ir para a cama. Em vez disso, faça algo relaxante, como a imersão em um banho quente por 15 minutos ou fique em um ambiente aconchegante bebendo leite com mel ou uma xícara de chá medicinal.
• Se o medo e a ansiedade estão mantendo você acordada, considere matricular-se em um curso para gestantes. Mais conhecimento e a companhia de outras mulheres grávidas podem ajudar a aliviar os receios de que estão mantendo você acordada durante a noite.


Evidentemente, haverão vezes que você simplesmente não conseguirá dormir. Em vez de ficar virando-se de um lado para o outro, preocupando-se que você não está dormindo, e contando as horas até que o alarme toque, levante e faça alguma coisa: leia um livro, ouça música, assista TV, verifique as cartas ou e-mail, ou faça qualquer outra atividade que você aprecie. Eventualmente, você provavelmente sentir-se-á cansada o suficiente para voltar a dormir.
E, se possível, faça cochilos (30 a 60 minutos) durante o dia a fim de compensar o sono perdido. Não demorará muito antes que o seu bebê começe definir as regras do sono em sua casa, então melhor acostumar-se a dormir em turnos curtos.

Fontes:
Revista Crescer
http://gravidez.awardspace.com/
http://www.pampers.com.br/
http://www.todopapas.com.pt/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba! Adoro quando você comenta!