21 de dezembro de 2012

Amamentação

Aviso: Esse post não é engraçado, e demorou séculos pra sair por conta disso. Eu estava tomando coragem pra escrever sobre esse assunto que me dói muito.

Quero contar a história desde o começo...

O Vic sempre teve problemas com amamentação. Ficamos três dias no hospital sem necessidade porque eu não estava conseguindo amamentá-lo. (inexperiência minha, aliada à fome tremenda e desesperada que ele tinha, além disso os bicos dos meus seios eram planos, e como os seios estavam gigantes cheios de leite, era muito peito pra pouca cara, só depois que fui aprender a tirar o leite manualmente, já chego lá)

Primeira mamada:


No segundo dia, as enfermeiras já davam 5ml de fórmula, pois a glicose dele baixava (mediamos varias vezes por dia). Até que no terceiro dia uma enfermeira abençoada veio e me ensinou uma posição que ele pegava o seio e conseguia mamar, era essa:

(não reparem na barriga, eu tava recém-parida rs)

Pois bem, fomos pra casa, e nos dois primeiros dias tudo na paz, mas mamava o tempo todo, eu vivia para amamentá-lo, só que não conseguia comer porque tive uma DPP (de tanto que falei disso aqui, acabei tendo...) 

Começou o tormento das feridas no seio. Eu sabia que as teria mas não sabia que doeria tanto. Sangrava, o neném tomava leite com sangue, aí como eu não sabia que deveria fazer topless, usava a concha de amamentação e acabei adquirindo um fungo no seio, decidi parar por uma semana pra tratar, só ordenhava e dava na chuquinha.

Quando sarou me lembro exatamente o dia que eu notei que alguma coisa estava errada. Todos sabem que uma mamada dura 15 minutos, certo? O Victor nesse dia passou duas horas contadas no relógio mamando no meu peito e chorando desesperadamente. Corremos pra doutora Madalena (pediatra dele na época) ela pesou ele e ao invés de engordar ela notou que ele tinha emagrecido 200g do peso do nascimento.

Ela receitou NAN porque "você está fazendo seu filho passar fome" (palavras dela). Por aí ja começou meu drama.

Eu dava o peito e o NAN, até que  meu seio feriu de novo, e eu dava o peito chorando, literalmente. Tentei tudo: Lanidrat, casca de banana, bico de silicone e nada

Lembro que quando ele estava no peito ainda, pegava depois de muita insistência, chorando, e quando pegava, não durava nem dez minutos.

Até que chegou o dia que simplesmente não pegou mais. Tentei, juro por essa luz que me ilumina, meu Pai, que tentei! Por mais de meia hora forçando a cabeça dele de encontro ao meu seio, enfiando o peito à força na boca dele, mas só conseguia fazer ele chorar, perder o fôlego, ter ânsias de vomito (nunca vi uma coisa dessas).

Me desculpem as xiitas da amamentação. Mas eu não aguento ver o meu filho chorando de fome e ficar fazendo o bichinho chorar. Me parte o coração!

Ainda tentei forçar mais uns dois dias, mas realmente não deu. É com muito pesar que informo que a nossa aventura com a amamentação acaba aqui.

O que resta são as fotos e a recordação de uma das melhores experiencias de carinho que tive na vida:



PS: Como se não bastasse a separação, ainda ouvi de pessoas próximas de mim, que a CULPA É MINHA, E EU QUE NÃO QUERO AMAMENTAR. Meus seios estão cheios de leite, mas ele não quer mais.


9 comentários:

  1. Entendo sua dificuldade, mas se vc fazer a ordenha ainda pode continuar dando na mamadeira pra ele.
    Se assim o que quiser vc pode fazer e não o desmama.

    ResponderExcluir
  2. Lud, você foi e esta sendo uma mãezona viu! Pois fez de tudo para dar o peito para o Vic! E o povo adora opinar e sempre vão achar que sabem de tudo. No começo tbm foi difícil para eu dar o peito, e pelo visto vc não foi a única, a Mi tbm né? e outras dezenas de mamães. O meu peito doeu mt, jogava agua fria nele, e no banho passava bucha vegetal, quando o Lucas ia mamar, antes dele pegar no peito já sentia uma pontada no coração porque doía muito. O importante é que fome ele não sente mais né? e esta ai forte e firme!

    Beijos Lud!

    ResponderExcluir
  3. Relax menina! Se vc for escutar tudo o que dizem vai se suicidar. Nunca estamos certas, nunca temos elogios.
    Por aqui foi o mesmo Isabela começou a gostar mais do nam do que do meu leite, fiz ela pegar mamadeira ora com meu leite ora com formula porque ia voltar a trabalhar (esse fato é massa pra ouvir melecas tbm viu, se não voltar vc é folgada, se voltar é desnaturada, uma DELICIA o achismo alheio) e a danada achou o nam mais totoso. Peitos enoorrrmes que secaram sozinhos em 15 dias de retiradas só quando estavam febris. Parabéns pelo pequeno. Lindo de viver!!

    ResponderExcluir
  4. Não se sinta culpada, se alguem vier falar algo mande a merda meeeesmo!
    Só quem sofre com dores, rachaduras, mastites e muito estresse em faze-los pegar o peitosabe oq ue vc passa.
    A sensação de amamentar até satifazê-los é maravilhosa, pena que sentimos por pouco tempo. Minha pequena tem 2 meses e 2 semanas e só dá uma bicadinha a noite, mas nunca é o suficiente... Aos poucos está secando....:(
    Enfim melhor a fórmula do que a fome!
    E o vic está lindo!

    ResponderExcluir
  5. oi ludmila aconteceu a mesma coisa comigo só que eu não tinha leite nenhum minha filha tbm estava com a glicose baixa as enfermeiras me falavam para botar ela no peito mesmo assim pois a formula tava dando colicas nela,no ultimo dia a doutora disse que se a glicose dela estive baixa não iria me liberar graças a Deus os meus peitos encheram de leite e conseguir amamentar eu chorei muito no hospital pois me senti culpada mas agora esta tudo bem tenho bastante leite e minha filha esta bem gordinha...
    bjss

    ResponderExcluir
  6. Lud, eu sei exatamente o que vc passou! rsrs
    Eu tb dei peito para o meu bebê chorando de dor por causa das feridas...
    até que fui na pediatra dele e ela viu meu peito cheio de pus, disse q estava inflamado e q de jeito nenhum eu poderia dar aquilo pro meu filho!
    Dei um tempo, sarou e fiquei dando NAN e peito...
    e quando ele começou a pegar bem, com 1 mês de vida, eu tive uma pancreatite causada por pedra na vesícula, (coisa que já vinha tendo na minha gravidez mas que ninguém suspeitava, tudo que eu sentia, era "o bebê comprimindo os meus órgãos"), fui pro CTI às pressas onde fiquei 10 dias, lá meu leite até vazou e tudo o que eu fazia era chorar por estar longe do meu bebê e aquele leite todo vazando cheio de remédios.
    Agora, um mês depois de ter ficado no CTI e retirado a vesícula, mesmo q eu tente spray, massagem, compressas, plasil, naum tenho leite o suficiente para o meu bebê... dá uma tristeza!
    Mas naum tenho tentado mais, pois ainda tenho de tomar uns remédios e, mesmo que o médico diga que naum passa para o leite; tenho minhas dúvidas e o MEU VICTOR tb naum aceita mais o meu bico plano e faz todas as reações que vc citou que o seu Victor fazia...
    E o pior é ouvir dos outros q eu nem tentei a amamentação, q eu fiquei com frescura de uma dorzinha e ainda perguntam "mas machucou mesmo?"
    O pouco tempo que amamentei meu bebê foi uma experiência maravilhosa mas prefiro a fórmula a vê-lo faminto e prefiro tomar meus remédios para ficar 100% pra cuidar dele pq longe dele eu naum fico nunca mais! rsrs

    * Adoro esse seu cantinho aqui, acho vc muito verdadeira... e corajosa!
    Eu quero ter essa coragem pra levar o MEU VICTOR de 2 meses no shopping pra tirar foto com o Papai Noel! kkkkk
    bijuss e to te seguindo.

    ResponderExcluir
  7. Aí Lud não se desespere...não dê ouvidos para o que falam.
    Comigo aconteceu o inverso de você, no ínicio eu tinha muito leite, não tive nenhuma ferida no seio, não rachou foi uma benção, porém como eu tinha muito leite, tirava manualmente e depois dava na chuquinha para o Lucca, com menos de 15 dias que ele tinha nascido, meu leite simplesmente começou a diminuir, ele mamava e chorava de fome, teve um dia que ele ficou o dia inteirinho mamando e chorava de fome, percebi que não estava certo, então por conta própria fui no mercado e comprei uma lata de NAN, dei 70 ml, ele mamou e simplesmente dormiu por horas. Quando fui na pediatra, e e falei pra ela ela simplesmente falou que eu fiz certo, errado seria deixar ele passar fome!
    Hoje ele ta com 24 dias continua no peito, e complemento com o NAN, encontramos a paz.
    Então não se incomode com o que falam, simplesmente seu filho esta bem e bem cuidado, você mais do que ninguém AMA seu filho, você sabe o que é melhor para ele!
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Lud, isso tbm aconteçeu comigo, meu bico era chato, peitos enormes e na materniadade nao consegui amamentar, nem com ajuda,e ai deram o Nan, em casa ela ate mamou,na vdd ate 1 mes atras,até que foi esse mesmo episodio, chorava, fazia ansia de vômito e nao quis mais, as vezes mama a noite, dormindo , pq acordada nem pensar, acho, na vdd tenho quase certeza, que era por ter MUITA fome associada com a facilidade de tomar o Nan e nao ter que sugar no peito, fiquei muito triste tbm, queria muito amamentar mais, pois foi a melhor experiencia que tive na vida, mas fique calma, o amor de mae e filho/filho e mae continua! beijos

    ResponderExcluir
  9. Lud... Relaxa meu amor muita gente se mete mesmo.
    Tbm sofri com minhas lindinhas mais graças a Deus n chego a ficar tão ferido mais via estrelas quando elas pegavam o bico.
    Hoje em dia sofro mais pq eles ja começaram a brincar com o bico.
    Mais muita gente tbm se mete eu mando logo tomar no ... as filhas são minhas e tem gente q não deu conta de um, quer dar pitaco.
    O filho eh seu meu amor faça o que achar melhor por ele.
    E o resto q se exploda.
    Força;


    Érika Ferreira

    ResponderExcluir

Oba! Adoro quando você comenta!