17 de janeiro de 2013

A importância do "arroto"

Bom dia leitores e leitoras!!!

Hoje o Vic soltou seu primeiro "gorfinho"., ou seja, teve refluxo. Isso é totalmente mea culpa, já que não esperei ele dar o arroto grande que ele dá, ele só soltou um bem curtinho e eu me dei por satisfeita.

Pesquisando, vi que é super importante que isso seja feito sempre, e compartilho com vocês:

"Os bebês engolem ar junto com o leite quando mamam, e o ar também entra no sistema digestivo dele quando eles choram ou até durante a respiração. Os gases podem fazer com que o bebê se sinta satisfeito antes de tomar a quantidade necessária de leite, e provocam desconforto e dor.


Há bebês que sempre arrotam depois de mamar, sem falha. Outros quase nunca arrotam. Durante a mamada, o bebê pode parar de tomar o leite e chorar, ou se recusar a pegar o segundo seio. As caretas são facilmente reconhecíveis, principalmente quando se coloca o bebê deitado logo depois de mamar. 

São três as posições mais usadas para colocar a criança para arrotar. Vá experimentando, porque cada criança reage de um jeito. 


No ombro: coloque o bebê no seu ombro, apoiando o bumbum com seu braço, no mesmo lado. Com a outra mão, dê tapinhas nas costas dele ou faça uma leve massagem. 

Sentado: Sente o bebê no seu colo e incline o tronco dele para a frente, apoiando-o pelo ombro e no queixo. Dê tapinhas nas costas ou faça uma leve massagem. 

No colo, de frente para você: coloque o bebê no seu colo, de frente para você, mas sem erguê-lo até o ombro. Dê tapinhas ou faça massagem nas costas dele. 

Se você colocou o bebê para arrotar por cinco minutos e nada aconteceu, provavelmente ele não precisa arrotar. Há crianças, no entanto, que parecem ter dificuldade para expelir o ar, e ficam claramente desconfortáveis, e nesse caso é preciso insistir. 


Talvez o sistema digestivo ainda imaturo do bebê esteja levando o ar muito longe, o que impede sua saída. Experimente várias posições até conseguir um belo e sonoro arroto."
 


Aqui tem um vídeo que mostra como se coloca um bebê pra arrotar, meninas, muito bom pra mostrar para os papais, que se sentem deslocados na hora da mamada...


As consequencias de não se colocar o bebê pra arrotar são:


"O ar entra até o estômago do bebê que é mais leve que o leite e por isso tende a voltar. Quando o ar volta é o que conhecemos por arroto, que pode vir acompanhado de uma pequena quantidade de leite, a regurgitação.
Por normalmente o arroto vir acompanhado de uma regurgitação, o bebê que estiver deitado de costas ou de bruços no berço pode aspirar o leite que voltou e se asfixiar."

Foi o que aconteceu com o Vic, se eu não estivesse olhando pra levantar ele rápido, poderia ter se asfixiado.

À noite também pode ser um perigo, pois estamos mais cansadas, e pode ser que não insistamos muito, pra que voltemos pra cama rápido. MAS NÃO FAÇAM ISSO!! Não custa nada perder dez minutinhos de sono, pra ter o resto da vida tranquila, certo?

Beijinhoooossss em todos e todas.

Fontes:
Guia do Bebê
Baby Center
Revista Crescer


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba! Adoro quando você comenta!