20 de janeiro de 2013

Rotina para dormir

Eu não sou nem pretendo ser um "guru" da maternidade, mesmo porque esse é meu primeiro filho (beijo, Laura), e o que eu posto aqui são experimentos, que podem ou não dar certo, eu leio muito sobre gravidez, bebês, criação, etc, aplico, e colho os frutos!

Vamos ao que interessa, rotina pra dormir, vocês se lembram desse post aqui? Pois é, eu sofria com as noites que o Vic passava acordado, parecia que eu vivia em uma realidade paralela onde os dias eram invertidos em relação às outras pessoas (Alô Doc. Emmet Brown!) 

Pois bem, que os bebês recém nascidos passam muito tempo dormindo de dia e acordados à noite, isso todo mundo sabe, o problema em não se criar uma rotina, é que isso pode persistir além do segundo mês, e isso sim é um transtorno pra você, mãe do rebento, e possivelmente para o pai, que tem que trabalhar cedo no dia seguinte...

É com uma imensa satisfação que venho contar pra vocês que o Vic dorme agora NO BERÇO (coisa que não fazia, lembram? Só dormia comigo e grudado) e de sete a nove horas SEGUIDAS por noite!

Mas pera, Ludmila, comofoiquevocêconseguiuisso?

Não há motivo para pânico, minhas jovens! Repitam comigo: R-O-T-I-N-A

Sabe como é? Acordar de manhã, tomar café, ir trabalhar, chegar em casa cansado, tomar banho e dormir? Pois então, se funciona com a gente, também funciona com eles!

Eu decidi criar a minha própria rotina, respeitando as possibilidades e limites da minha casa, então ficou assim:

Vic acorda às seis da manhã, certo? Toma seu café (vulgo TT), dou um banhozinho às sete da manhã pra despertar, ele brinca até às dez da manhã, quando toma outro TT e aí tira um cochilinho. Acorda dentro de meia hora, e fica nessa o dia todo, de dormir e acordar, e tomando seu leitinho de três em três horas, conforme recomendou-me o pediatra dele.

É importante frisar que alguns especialistas recomendam que não seja alterada a rotina da casa em prol do sono do bebê, deixe a luz do dia entrar na casa, deixe os barulhos normais, tipo máquina de lavar, televisão, as vozes dos familiares, latidos... A criança tem que acostumar que o dia é assim, movimentado.

Quando dá sete horas da noite, ele acorda naturalmente e dou outro banhinho nele, brincamos, dançamos, cantamos, até às 10h, que é o momento que eu quero que ele comece a se preparar pra o sono mais prolongado. 

O que eu faço:  Digo pra ele em voz alta: "Vamos dar boa noite pro pessoal, pra irmos dormir no nosso quartinho" aí meus pais beijam ele, meu irmão também, e faço ele dar tchauzinho com a mão. Parece bobeira, mas fazendo isso igualzinho todos os dias, pode ser que ele memorize e associe.

Entramos no quarto, eu deito ele na minha cama, troco a fraldinha, e dou a ultima mamadeira do dia. Se ele dormir com fome ou com a fralda cheia, pode acordar mais rápido do que você consiga falar pro maridão "enfim, sós"

Coloco uma musiquinha no radio, beeem suave (no caso do Vic, é o CD "as quatro estações" de Vivaldi). Como já disse antes, rotina é imprescindível, então coloco o mesmo disco todo dia)


Nino ele um pouquinho, e em dez minutos ele já dorme. Coloco ele cuidadosamente no berço, e do lado coloco uma fraldinha que estava no meu ombro, pra ele sentir meu cheirinho e não acordar assustado.

E é isso! Às vezes ele acorda às 4h da manhã, mama outro TT meio dormindo, depois cai nos braços de Morfeu de novo.

(o tal do Morpheu)

O negócio são tentativas, isso não aconteceu do dia pra noite!

Tentem fazer e depois me contem!

Beijos e bons sonhos pra todas!

4 comentários:

  1. Arrasou! Post com conteúdo digno de livro de Psicologia, Piaget te aprovaria.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, acho que nossa rotina está toda errada, pois o Heitor dorme as 22:00, acorda umas 6hs e depois dorme até 8:30, depois dá um cochilo de 1h e depois dorme das 14:00 às 17hs, dou banho nele, dá um cochilo às 19h. aff, acho que estou toda errada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maqueli, não acho que está errado, se ele dorme das 22h até as 6h da manhã, então são oito horas por dia, certo? Então está certinho! Tempo suficiente pra vc descansar junto com ele... de dia é assim mesmo, são pequenos cochilinhos!
      Beijos e parabéns!

      Excluir
  3. Adorei essa Rotina , vou fazer isso com meu Pedro Miguel . Apesar que ele já dorme a noite toda , mas é sempre bom ter essa rotina . *-*
    Beeijos & parabéns :D

    ResponderExcluir

Oba! Adoro quando você comenta!