4 de fevereiro de 2013

22 coisas sobre a maternidade


Olha como é a vida, tive idéia pra esse post no meio da madrugada, porque conversei com uma gravidinha de 38 semanas que me relatou estar com alguns "medos" em relação à maternidade.


1) Cesárea é uma cirurgia e das mais pesadas, pois você usa o abdomen pra tudo! Você precisa sim de ajuda ao chegar em casa. E de ajuda pra levantar da cama, pra cuidar do bebê, pra arrumar a casa, não fica achando que vai ser tranquilinho não….deixa a galera ajudar!

2) Quando você tem bebê, a barriga não some do dia pra noite não, fica parecendo que tem outro de seis meses lá dentro (a não ser que você seja a Claudia Leite)

Mas sai, viu gente? 

3) Ninguém me disse que depois do parto, mesmo sendo cesárea, eu ia ficar menstruada por um mês, mais ou menos, e que meu intestino ia ficar preso porque eu tinha medo de fazer força e estourar os pontos!

4) No primeiro mês, você vai esquecer coisas básicas do dia a dia, como escovar os dentes, pentear os próprios cabelos, beber água... Por isso é importante ter alguem pra ajudar, até um copo de agua trazido por alguém, já ajuda!


5) Seu cabelo vai cair muito, e a raiz vai crescer preta e enrolada (no caso de quem faz progressiva, mas você vai ter de se resignar, pois não pode afetar o leite do seu peito.


6) Você NUNCA mais vair dormir como já dormiu um dia…isso é real!! No primeiro mês é porque ele não dorme mesmo, e do segundo em diante é porque ele passa a dormir bem, mas você não, porque cria uma espécie de sensor de movimentos (eu escuto até quando ele muda de posição, e vou ver se ele tá respirando toda hora)


7) Seu peito é empinadinho? Espera pra ver depois de amamentar…fica parecendo que passou um rolo compressor! hahahaha


8) Você vai ter medo até de encostar a gilette na região do corte da cesárea, de tanto ouvir sua vó falar mil lendas acerca da cicatriz!

9) Chupeta não mata, mas os germes sim, então, ferva bem! Você vai ver como é a mágica de um simples objeto acabar com uma choradeira infinita!

10) Amamentar é lindo, ótimo e muito prático! Mas nos primeiros meses, o bico do seio racha, quase cai, o bebê toma leite com sangue e tudo, e você chora toda vez que ele acorda, com medo da mamada. Isso quando ele não larga (que foi o meu caso) Aí você percebe que o parto não foi nada! Mas dizem que tem uma luz no fim do túnel, persistam!


11) Você vai se arrepender de ter transado um dia, mas passa! Depois volta, depois passa de novo (depende do grau de cansaço)

12) Você vai ter medo de transar e engravidar de novo.


13) A pessoa que você vai querer do seu lado o tempo todo? A sua MÃE! 

14) Você demora um tempo pra se entender como mãe, e pode também demorar pra amar seu filho, não fique esperando ouvir sininhos já na mesa de parto, ver borboletinhas voando e tals. Eu tive mais é curiosidade de ver o rostinho, do que sentir essa mágica que todas dizem, mas não se sinta um monstro, é normal!


15) Você vai ter muuuito medo de dar o primeiro banho sozinha. Mas passa também…tome coragem, mulé!

16) Bebês recém nascidos são como uma folha em branco. Crie costumes, e você vai sofrer as consequências, acostume desde cedo a dormir no berço, vai por mim, quando ele tiver 5kg, você vai penar pra ninar ele. (Tem salvação, clica AQUI)

17) Primeiro banho você tem medo de dar, porque sem roupa eles parecem mais frágeis, escorregadios e voadores do que nunca!

18) Você vai esquecer que tem marido/namorado/pai do seu filho. Tamanho o cansaço!

19) Em algumas ocasiões, tipo acidentes domésticos, doenças, sustos, você vai precisar ser forte, e vai se surpreender que a força vem naturalmente, com uma lucidez incrível!

20) Não, o bebê não vai preferir os avós, o pai, o chocalho, o raio que for, ELE AMA VOCÊ.

21) Você não consegue mais se lembrar da vida que tinha antes. FATÍSSIMO!

22) Mesmo com todas as presepadas que citei acima, você vai saborear a palavra "meu filho" nos seus lábios, e sentir a plena felicidade a cada avanço na vidinha dele.

Beijos, meu lindos!

20 comentários:

  1. Exatamente tudo isso, acho q a única parte q nao passei foi ter os bicos rachados, fo resto foi-se tudo hahaha, minhas peitolas cairam uns 20% kkk.beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, menina, pois eu passei por tudo isso! rsrs beijos!

      Excluir
  2. Concordo com TUDO.. só não posso afirmar o número 9 já que Pedro não chupa chupeta kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consigo imaginar o Vic sem a chupetinha, tentei acalmar ele um dia sem ela, e nao consegui, coloquei e ele dormiu na hora!

      Excluir
  3. Meu cabelo cai tanto que as vezes eu acho que vou acordar careca!

    E eu venho aqui a cada postagem, dona moça...só não comento porque com reforma, mudança e tudo fico sem tempo mesmo, as vezes até do o post é feito do celular, mas tô sempre aqui.

    ResponderExcluir
  4. tudo tudinho verdade, passei pelas mesmas coisas e senti tambem e, ainda sinto, mas é maravilhoso. Faria tudo de novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faria tudo de novo tambem, mas de um jeito melhor, casada, com minha casa, e tudo mais! Maaas, a vida é assim ne?

      Excluir
  5. Verdade!
    O meu foi cesária, achei que ia ser um caos! Mas como cada corpo reage de uma forma diferente, graças à Deus foi tudo bem! No dia seguinte já estava caminhando. O que eu fiquei agoniada foi pra tirar os pontos, só de lembrar me da calafrios! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem caminhei, mas levantar sozinha nos primeiros dias é dificil! Beijos amada!

      Excluir
  6. to lascada....rsss.... mas to feliz...hauahua

    ResponderExcluir
  7. TUDO VERDADE . mas graças a Deus não tive dor no cesario , ate me levantava rapido.
    não fiquei com os peitos rachados, adorava quando ele acordava pra mamar , pois nao aguentava os peitos cheios e vazando ..
    meu cabelo , já estou fazendo uma piruca com eles.
    e pedro miguel nao pega chupeta e mamadeira.
    concordo com tudo .

    ResponderExcluir
  8. Lud adorei esse post, vc foi super sincera.

    Mil bjus!

    ResponderExcluir
  9. Tudo verdade! muito bom! acho que são muito necessários estes textos que dão a real da maternidade. muito pouco se fala sobre isso. todo mundo teria um pco de preparação pras batalhas! rs. parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anne, mesmo a gente sabendo de tudo, nunca estamos preparadas, só vivendo, não é??? Bjs

      Excluir
  10. Disse tudo...esse momento é único e eterno

    ResponderExcluir

Oba! Adoro quando você comenta!