21 de março de 2013

Marcas de nascença

As marcas de nascença são comuns em recém-nascidos, e podem ir desaparecendo com o tempo ou permanecer pela vida toda. 

A maioria das marcas de nascença se classifica como vascular ou pigmentar. As manchas vasculares são causadas pelo acúmulo de vasos sanguíneos sob a superfície da pele. Variam de cor-de-rosa e salmão a vermelho e arroxeado, dependendo da profundidade dos vasos. Como a do Victor, localizada na parte de trás da cabeça, é rosa:



As manchas pigmentares -- normalmente marrons, cinzas, azuladas ou pretas -- são resultado do desenvolvimento anormal de células da pigmentação.  O Vic também tem uma dessas, semelhante à pinta da Angélica, só que beeem menor e mais clara, na parte de trás da coxa;



As manchas são tão comuns que o folclore sempre arranja alguma explicação para elas. Minha tia - avó me perguntou se eu tinha tido vontade de tomar vinho na gravidez (hehehe) Mas fique tranquila: o fato de seu filho ter uma mancha não é culpa sua, nem do seu parceiro, por não ter matado aquela vontade de comer alguma coisa bizarra durante a gravidez. 



A maioria das manchas de nascença é inofensiva, mas há algumas exceções, portanto é bom sempre mostrá-las ao pediatra. Alguns exemplos são: 

• Manchas de vinho próximas ao olho podem estar associadas a uma síndrome que causa convulsões ou a problemas de visão. 

• Hemangiomas grandes podem interferir na vida da criança. Às vezes os hemangiomas podem crescer dentro do corpo, ou ser muito desagradáveis esteticamente. 

• Grupos de mais de seis manchas café-com-leite podem indicar uma doença genética chamada neurofibromatose tipo 1, que pode estar associada a dificuldades de aprendizado. 

• Pintas muito grandes podem ter tendência a se tornar cancerosas no futuro. 

• Manchas nas costas (exceto manchas mongólicas) devem ser examinadas para determinar se não há interferência na espinha.
 


É preciso levar em conta que a maioria dessas manchas vai ter sumido quando a criança for maior. 

o ideal é se informar sobre o tipo de mancha específica do seu filho e procurar opiniões de dermatologistas. O melhor caminho, em caso de situações mais graves, é contar com o aconselhamento de uma equipe multidisciplinar, composta por cirurgião plástico, cirurgião vascular e dermatologista, além do pediatra, para evitar uma atitude precipitada. 

E vocês ou seus filhos, têm alguma marca de nascença? Conte pra gente!

Beijos!

Fonte: Baby Center Brasil

3 comentários:

  1. O Pedro também nasceu com uma marquinha na cabeça, mas é na nuca. Ele está com 8 meses e até agora ela não sumiu, mas ja clareou bastante.
    Beijos pra ti e pro Vic!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho um charme, não queria que sumisse!

      Excluir
  2. Legal!!!
    Meu bb tem uma na barriga e também acho um charme.
    Mas geral prefere acreditar que o motivo é um desejo não satisfeito.

    Se puder me dá uma força clique e vote
    http://minhavidaintensa.blogspot.com.br/2013/03/meu-blog-sera-destaque_21.html

    ResponderExcluir

Oba! Adoro quando você comenta!