30 de março de 2013

Nutrição: Intoxicação Alimentar



Por Claudia Luques

Olá, queridos (as) leitores (as)!

Devemos nos preocupar, primeiramente, com a higiene pessoal de quem prepara os alimentos das crianças. Precisamos nos atentar no fato de as mãos e pele estarem sempre limpos; se há cortes ou machucados (responsáveis pela possível transmissão de bactérias para os alimentos). 


Além disso, devemos fazer com que não haja riscos do cabelo entrar em contato com o alimento, além de evitar o contato na orelha, nariz e boca durante a manipulação do alimento. Por último, mas não menos importante, não podemos manter o hábito de fumar durante a manipulação dos alimentos.

O maior risco do contato das bactérias com o alimento é a intoxicação alimentar. Mas o que seria a intoxicação alimentar? Ela ocorre de 1 a 36 horas após o consumo de alimentos contaminados ou envenenados, e seus sintomas, como náuseas, vômitos, dores abdominais, diarréia, etc., duram de 1 a 7 dias. Se não tratada de forma correta, a intoxicação alimentar pode ocasionar consequências graves para a criança.


Deve-se atentar muito para esta questão, pelo fato das crianças estarem formando seu sistema imunológico e serem vulneráveis a este tipo de intoxicação. Muitas vezes, os alimentos que causam intoxicação alimentar podem ter aparência, gosto, consistência e aromas normais.

Tendo condições adequadas de calor, tempo e umidade, as bactérias prejudiciais à saúde se multiplicam depressa. Devemos tomar cuidado com a contaminação cruzada de alimentos crus e cozidos, ou seja, que estes alimentos não sejam manipulados com os mesmos utensílios.

Os alimentos que apresentam maior risco para contaminação são:

          Todos os alimentos cozidos e carnes de aves
          Produtos feitos com carnes cozidas – tortas, linguiças, salsichas, patês, etc.
          Molhos e temperos
          Leite, creme de leite e todos os derivados
          Arroz cozido
          Frutos do mar
          Produtos feitos com ovos ( maionese, massas);

Uma ótima semana a todos! Até a semana que vem!

Um forte abraço,

Cláudia Beneton Luques (CRN 29478).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba! Adoro quando você comenta!