5 de abril de 2013

Nutrição: Frutas

Por Claudia Luques


Olá, leitores (as)!

O assunto de hoje é sobre como selecionar as frutas!

Cada fruta apresenta um teor de vitaminas, minerais, carboidratos, gordura e proteínas diferentes. Por este motivo é importante termos alguns critérios para escolhermos.

Antes da compra devemos notar se a aparência, cor e textura das frutas está adequada. Ela deve estar com a cor “viva”, sem quaisquer danos na casca como batidas, desconfiança de fungos ou bactérias. Vocês já devem ter escutado a seguinte afirmação “Se a fruta está apenas com uma parte estragada, podemos comer o resto”. Isso não é verdade. A partir do momento que as bactérias ou fungos aparecem na casca, já estão no interior da fruta, o que pode nos trazer danos à saúde.

Outra questão é em relação à variação das cores das frutas. Quanto mais colorido melhor? Esta sim é uma afirmação correta. As frutas apresentam diferenças na concentração das vitaminas, e as cores tem relação com essa variedade.


Para conhecerem melhor, aqui vai uma lista das frutas e suas vitaminas:

 Banana: Vitaminas A, B1, B2 e C
 Melancia: Vitaminas complexo B, A e C
 Laranja: Vitamina C
 Limão: Vitaminas C e complexo B
 Maçã: Vitaminas B1 e B2
 Abacaxi: Vitaminas C, B1 e A
 Maracujá: Vitaminas A, C e complexo B
 Melão: Rico em vitaminas A, C e complexo B
 Morango: Rico em vitamina C
 Pera: Vitaminas A, C e complexo B
 Mamão: Vitaminas A, C e complexo B
 Abacate: Vitamina E.
 Uva: Vitaminas complexo B e C

Devemos escolher também as frutas da época, além de apresentarem maior teor de vitaminas, o preço delas é sempre mais baixo!

Estou aberta para futuras dúvidas!

Boa semana a todos!

Cláudia Beneton Luques (CRN 29478).

Fonte da tabela de vitaminas: http://www.onlinefarma.com.br/noticia/as-frutas-e-suas-vitaminas

2 comentários:

  1. Amiga gostaria de saber com a nutricionista o q ela acha de dar papinhas ( frutas e salgadas ) da nestlé ?? Prq são estas q o Arthur Henrique come ( e muito bem é um potinho salgado no almoço e um de fruta no lanche da tarde ) muito obrigada Lud #amo muito vc e o Vic bjs Eliete Galter.

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  2. Olá Ilson!

    As papas caseiras são sempre mais indicadas. O principal motivo é por apresentarem maior teor de vitaminas, minerais e fibras, sem contar que a criança vai se adaptando ao real sabor dos alimentos. As papas industrializadas são elaboradas para apresentarem sabor, cor e consistência atrativa, apresentam também as vitaminas e minerais, porém, também são adicionados conservantes e adicionais sintéticos (não naturais).
    Temos um post específico deste assunto, dê uma olhadinha! Qualquer dúvida estarei a disposição!

    Grande abraço.

    Cláudia

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