12 de abril de 2013

Nutrição: Hidratação


Olá, queridos(as) leitores (as)!

Conversaremos hoje sobre hidratação!

Este é um assunto que devemos estar bem atentos. A hidratação correta do corpo é muito importante para que as funções do nosso organismo funcionem bem, desde o regulação do nosso intestino as funções das pequenas e milhões de células presentes em nosso corpo, pelo fato do nosso corpo ser composto de 80% de água. A desregulação dessas funções são consequências da desidratação (principalmente em crianças), que a longo prazo pode ser grave.

Quais líquidos podem ser utilizados na hidratação? Primeiramente devemos priorizar a ingestão de água. Sucos artificiais e refrigerantes não devem ser consumidos com o intuito de hidratar, pois eles não tem esse papel. Não devemos esquecer que nas frutas e sucos naturais temos uma quantidade de água, que mesmo sendo menor ajudam na manutenção da saúde.

Um dos principais problemas com o consumo de água dos bebês e até das crianças maiores é o fato dela não ter sabor e cheiro, por este motivo elas acabam rejeitando. Independente disso, devemos insistir sempre, para que este se torne um hábito da criança por toda vida.


Não devemos esquecer que a ingestão de água deve ser feita após os seis meses de idade para aquelas crianças que amamentam exclusivamente (recomendação do Ministério da Saúde), pelo fato do leite materno ter as quantidades adequadas de água para o bebê.





Abaixo temos uma tabela com as quantidades de água recomendadas pela DRI (Dietary Reference Intakes) para cada faixa etária e sexo.


Bebês (anos de idade)
Ingestão de água total (litros/dia)
0-6
0,7*
7-12
0,8**
Crianças (anos de idade)

1-3
1,3
4-8
1,7
Meninos (anos de idade)

9-13
2,4
14-18
3,3
19-70
3,7
Meninas (anos de idade)

9-13
2,1
14-18
2,3
19-70
2,7
Gravidez (anos de idade)

14-50
3,0
Lactação (anos de idade)

14-50
3,8


* provenientes do leite materno
** provenientes do leite materno + alimentação complementar


Espero que tenham gostado!
Uma ótima semana!
Cláudia Beneton Luques (CRN 29478).

Fonte:  Institute of Medicine. Dietary Reference Intakes for Water, Potassium, Sodium, Chloride, and Sulfate. Washington, DC: National Academy Press, 2004. Disponível em: http://www.nap.edu/books/0309091691/html

2 comentários:

  1. Nossa, 0,8L ao dia.. o Arthur está longe disso.. Bebe no máximo uns 100ml o dia e isso se eu insistir a cada minuto!! Deus me ajude a conseguir fazer ele beber mais água!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bru, eu e minha mãe oferecemos água pra ele o dia inteiro! e eu percebi que ele nao gostava de tomar na mamadeira, aí comprei aqueles copinhos com biquinho, sabe? deu super certo!

      Excluir

Oba! Adoro quando você comenta!