20 de maio de 2013

Natação na infância



Esse é um daqueles projetos que você tem durante a gravidez, mas que demora, ou simplesmente não coloca em prática..

Pesquisinha rápida me mostrou que:


  • O bebê já é adaptado ao meio líquido desde a gestação, são capazes de executar diversos movimentos natatórios, demostrando uma série de reflexos, comuns na primeira infância. 
  • Quanto mais cedo começar o trabalho dos estímulos sensoriais e a ambientação dos bebês na água, maior será o repertório motor e emocional dele — o que auxilia em um crescimento saudável, tanto mental como físico. Bebês a partir de 6 meses já podem frequentar a piscina e fazer aulas de natação. Nessa fase, a criança já terá tomado parte das principais vacinas.
  • E são inúmeros benefícios que a natação proporciona aos bebês. Além de melhorar a coordenação motora, proporciona noções de espaço e tempo, prepara a criança psicologicamente e neurologicamente para o auto-salvamento, estimula o apetite, aumenta a resistência cardio respiratória e muscular, tranqüiliza o sono e também previne várias doenças respiratórias.
  • Normalmente as aulas de natação são ministradas junto com os pais na piscina até os 03 anos de idade, para que as crianças tenham condições de aprender com segurança, transformando o medo do desconhecido em um ambiente alegre e prazeroso.
  • É importante ficar atenta para ver se o cloro está com pH neutro e pouco concentrado e se a água está na temperatura ideal. Uma atitude que ajuda a evitar o problema é enxugar bem o ouvido da criança. Isso porque a umidade favorece a proliferação de bactérias, o que pode levar à otite. Outra sugestão é o bebê fazer uso de um tampão moldável, acessório que evita a entrada de água no ouvido.

Encontrei diversos vídeos que mostram que bebês podem nadar, mas esses me impressionaram:






De modo que, unica coisa que me impede de levar o Vic  na natação é o dinheiro! E vocês mamães que não largaram seus empregos, levem! Eu ja acompanhei meu priminho, e ele até dormia na piscina, muito relaxante!

Fontes:

http://guiadobebe.uol.com.br/natacao-para-bebes/
http://bebe.abril.com.br/materia/natacao-para-bebes
http://www.youtube.com/



Um comentário:

  1. Adorei! Quando era BB fazia tbm! Tenho varias fotos depois mando pra vc! Bjkss

    ResponderExcluir

Oba! Adoro quando você comenta!