1 de maio de 2013

Pega no colo ou deixa chorar?



Há quem deixe o bebê chorando até pegar no sono, pra não criar o hábito de ter que niná-lo.

Existem sempre os prós e contras quando o assunto é choro: Não faz mal ao bebê deixá-lo chorar por algum tempo. É normal que uma criança chore.... E a maior parte desse choro costuma acontecer na hora de dormir. 

É verdade sim que bebês quesão carregados o tempo todo e dormem junto com as mães choram menos, mas não há comprovação científica de que isso os torne mais saudáveis ou mais felizes (eu pesquisei). Por outro lado, também não é verdade que chorar bastante amadureça os pulmões do bebê.

Pra evitar esses episódios ruins (ruins, pois não tente testar a fúria de um bebê, já vi meu priminho chorar por duas horas sem parar, até dormir)

(Quase não tenho foto do Vic chorando, nessa ele era RN)


Eu já havia postado aqui uma rotina pra dormir, que até funcionou com outras mães que implementaram o método. Mas atualmente, o meu desafio é fazer o Vic dormir no berço, ou na minha cama, sem que precise ninar, e têm funcionado, já digo como:

Ok, o bebê já tem sua rotina, já sabe que a hora de dormir se aproxima. Ponto.

Agora precisa abandonar o colo, pois está pesando como uma bigorna de chumbo. O que fazer meu Deus?

O segredo é que a parte final da rotina não envolva alguma coisa que o bebê não será capaz de fazer sozinho se acordar no meio da noite.
No começo, eu deitava com ele, abraçada, cantava umas musiquinhas, ele dormia, Aí depois só dava a mãozinha e cantava, depois só dava a mão, e hoje em dia, eu só coloco a cobertinha dele perto, que ele fica com o rostinho nela e dorme sozinho.

Claro, isso nao acontece em um dia só, e também terá dias que o bebê estará estressado, e você vai ter que regredir uns passos! Mas não desanime!

To fugindo do tema do post né? Eu percebi! 

Bom, o fato é que o Vic é criado a leite com pêra no colo, então raramente chora, acho que nunca vi ele chorar por mais de um minuto, exceto nas vacinas. Tenho dó.

Mas tem mãe que deixa chorar, e o bebê de fato dorme, acredito que seja de cansaço, e meninas, cá pra nós. Vocês já dormiram chorando? É ruim né? Então porque fazer isso com os nossos pequenos?

Não estou criticando a criação de ninguém, mesmo porque, nenhum método é 100¢ garantia de sucesso na criação de um bebê, eu  por exemplo, posso estar transformando o Vic num pequeno mimado e inseguro, que precisará sempre de mim pra se acalmar. Mas meu coração sente que devo proceder desta forma... 

Um beijo a todos, e quero ver todos discutindo o assunto aqui nos comentários, quero saber a opinião de vocês!


9 comentários:

  1. Lud, eu travo uma batalha até hj nesses 4 meses do Guto na hora de dormir pq ele dorme cmg na minha cama e ponto...rsrsrs minha mãe fica c raiva pq qnd tenho q me ausentar ele quer sempre alguem por perto. Mas assim como vc disse q o Vic só se acalma c vc por perto, o Guto é muito assim, e assim como vc meu coração tb diz q devo fazer, embora as vezes deixo sim ele chorar. Pq tem momentos q percebo q ele já tah fazendo manha...bjssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É fiota, e fazendo assim, a gente mesmo cava a própria cova, torna eles tão dependentes que a gente não consegue nem sair de casa e deixar ele com alguém, pois ele deixa a pessoa louca!

      Excluir
  2. Meu coração é mole demais para deixar o Caio chorando, Deus me livre.
    Aqui é assim, tem horas que ele dorme sozinho, e tem horas que é um Deus nos acuda. Aí haja paciência.

    http://principecaioandre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ás vezes da vontade de deixar chorando, mas dá dó ne?

      Excluir
  3. Eu sou do time que não gosta de ver bebê chorando até dormir!
    Eu queria fazer ele dormir sozinho, mas ele não dorme.. Se eu deitar com ele na cama, ele brinca com meu cabelo, com o travesseiro, com qualquer coisa que estiver perto dele! O único jeito de fazer ele dormir deitado na cama é se ele estiver mamando..
    Uma tática que funcionou 2 vezes foi por ele de frente pra tv ouvindo música...

    beijos

    http://maedeumsapeca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Bia é assim que começa, o Vic tb fica brincando, aí vai se acalmando, e dorme sozinho! Boa sorte nas suas tentativas, vai dar certo!

      Excluir
  4. O Arthur adora um colo, e não fica sozinho em um ambiente, então as vezes ele até fica na cadeirinha, no berço ou no chão, mas tem que ter alguém pertinho dele.
    Quanto a dormir, ele só dorme se eu ninar ele, e eu devo confessar, eu adoro ninar ele, seu eu pudesse, dormiria coladinha com ele, mas sei que ai já é demais, neh!! kkk...
    Ultimamente ele vem fazendo muita manha pra dormir, as vezes preciso colocar ele no peito, senão ele só chora, mas eu acredito, e espero, que seja pq os dentinhos dele estão para nascer, pq a gengiva dele tah mto inchada.. Acredito que isso é só uma fase, e logo vai passar!!
    Outra coisa que eu ouço e concordo muito, eh que logo q eles aprender a andar, a ultima coisa que eles vão querer é colo, então enquanto ele quer, eu não recuso (mas as vezes deixo ele chorando na cadeirinha, pq preciso fazer as coisas em casa, neh!!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O quêÊÊ/????? Essa foi inédita! Primeira pessoa que adora ninar! Porque ninar dez minutos é uma coisa, o Vic ficava duas horas até dormir! Minhas pernas inchavam! Tomara que isso que você disse não seja lenda, e que ele prefira o chão, futuramente!

      Excluir
  5. A Aninha tb ja deu muito trabalho para dormir ate os 5 meses, hoje em dia ela esta com 8 meses, de tarde e a noite eu deito ela na cama, dou a fralda para ela em 5 minutos ela dorme, pego ela e o travesseiro e coloco no berço,mas foram longos meses para conseguir que isso funcionasse..hahah,mas tb não deixo ela chorar muito, tenho dozinha..haha,e olha que ela é chorona demais!!!

    www.aninhaminha.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Oba! Adoro quando você comenta!