13 de junho de 2013

Contratar uma babá


Nunca estive do lado de cá da mesa antes, o de contratante, mas estou procurando uma babá, assim, só por curiosidade, caso eu consiga logo um emprego e já tenha alguém em mente pra cuidar do meu bem mais precioso.

Organizei um roteirinho para mamães que estão na busca de uma babá por não confiarem nas creches, ou berçários:

Pergunte abertamente e da maneira mais clara possível tudo o que quiser saber. Se está curiosa para ver como ela reagiria ao choro constante do bebê, pergunte exatamente isso, em vez de sair pela tangente com observações do tipo "às vezes meu filho chora um pouco". 

Observe asseio, isso é muito importante.

Deixe-a tirar algumas dúvidas também, é importante vê-la falar, aliás eu considero isso de extrema importância, pois o Vic ainda vai aprender a falar, e espero que ele tenha ao lado alguém que fale corretamente.

A seguir, algumas questões pessoais que podem ser feitas à candidata:

Por que você quer ser babá? 
O que você mais gosta no trabalho como babá? 
O que você menos gosta no trabalho como babá? 
Já passou por uma situação de emergência? O que aconteceu e como resolveu? 
Sabe cozinhar? 

Pra mim, essas perguntas são importantes, por que? 

Primeiro:Victor não toma banho em banheira, só em chuveiro. A babá terá que se acostumar a dar banho nele agachada, com ele dentro da banheira, mas em pé, pegando água do chuveiro
Segundo: Victor demora de 20 a 40 minutos no almoço e janta, assistindo Cocoricó, e brincando na cadeirinha de alimentação. Não posso nem imaginar uma babá sem paciência enfiando a colher na gengivinha dele pra ele comer depressa, me dá ate calafrios de pensar!
Terceiro: Vic gosta de vitamina, de frutas, mas a babá precisa rebolar pra conseguir fazer ele comer, e não é tudo que eu deixo ele comer, acho que vou ter que deixar um caderno com instruções e horários, sei lá (pensar muito nisso quase me faz desistir!)

(Ah... como eu queria achar uma senhora Doubtfire...)

Quarto: Quando o Victor dormir o soninho da tarde, eu acredito que seria interessante ela ir arrumar o que fazer, e não esperar duas horas pra ele acordar, ela pode ir lavar a roupinha dele e passar, ou arrumar as coisinhas dele, me digam, estou viajando demais? Uma babá pode fazer isso?
Quinto e último: "
A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte" Já pensou uma babá que não brinca? Que não conta histórias? Que não ensina nada a ele?

Segue o site do ministério do trabalho com a legislação para empregados domésticos(acredite, hoje em dia se você não registrar, rapaz...):


Enfim, that´s it

E me contem, mamães, vocês já estão trabalhando? Como ficou essa questão? 

Um super beijo!

Lud

3 comentários:

  1. Essa Baba e bom cuidar bem do meu filho! Pq meu n vou pensar duas vezes se ela maltratar meu filho!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Branquinha... penso nisso desde agora e olha q ainda faltam 4 meses pro Davi nascer e depois mais 5 meses em casa... por enquanto estamos sem opção, pois onde moramos, não tem quem fique com ele... mt menos babá rsrs por enquanto a unica opção é creche!!! mas ate lá, espero q Deus me ajude e não precise colocar ele logo com 5 meses na creche... dá até dó de pensar...

    ResponderExcluir
  3. Lud, a babá pode lavar a roupa dele, desde que vocês combinem antes. Algumas cuidam só das crianças e não fazem mais nada, outras já cuidam de tudo relacionado a criança, então na entrevista é bom perguntar.

    ResponderExcluir

Oba! Adoro quando você comenta!